O Cajixira, detêm parcerias com:
ENTRAJUDA - BANCO BENS DOADOS
Parceria com o Banco dos Bens Doados, na doação de diverso material de escritório e de informática à instituição, sendo o material obsoleto oferecido à Remar Portugal, instalada em Vila Franca de Xira.
Igualmente, na participação de dirigentes e funcionários em diversas formações ministradas pela Entrajuda.
NIKE CLERENCE STORE
Parceria em atividades de cariz pré-desportivas nas interrupções das férias de verão de voluntários da loja Nike do Outlet Campera do Carregado e em que a Nike oferece material desportivo aos participantes e à instituição.
FUNDAÇÃO EDP
No âmbito do programa de Voluntariado EDP “Parte de Nós”, que contempla a parceria com voluntários da Central Termoelétrica do Carregado, tem-se efetuado visitas a museus e à Central Termoelétrica do Carregado, a participação dos voluntários na distribuição dos géneros alimentícios às famílias no Natal e nas festas de Natal da instituição (paradas desde 2020, devido à pandemia Covid-19) e a realização de debates sobre diversos temas, entre eles, o da eficiência energética.
DENTISTA DO BEM
A Turma do Bem uma organização não governamental, cujo principal projeto é o “Dentista do Bem”, numa missão de mudar a perceção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental da sua atividade, estão a ajudar crianças e jovens clientes da instituição, entre os 11 e os 17 anos, que necessitam de cuidados de saúde oral e cujas as famílias não tenham forma de pagar por eles.
São selecionados os mais carenciados e com mais problemas que são encaminhados para um consultório em Vila Franca de Xira.
O Cajixira, desde a sua fundação, tem apostado em projetos indicados para a formação de jovens, pais e encarregados de educação e de grupos sociais mais vulneráveis, dirigidos para as esferas do emprego e da formação e da formação de agentes intervenientes em prevenção e para o desenvolvimento dos pais e da comunidade no processo educativo dos jovens em situação de risco.
O Cajixira, e os seus Projetos
Tem procurado também, ao longo da sua atividade, proporcionar aos jovens desfavorecidos experiências no domínio profissional que os permitam adequar as suas competências às necessidades verificadas na vida ativa.
2015 - GRANDE NOITE "SOMOS TODOS SOLIDÁRIOS"
A 27 de novembro de 2015, o Cajixira levou a efeito a sua primeira grande iniciativa solidária, Grande Noite “Somos Todos Solidários”, que preencheu muitíssimo bem, o belo auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense na cidade de Vila Franca de Xira, numa onda solidária, como forma de amparar as famílias mais vulneráveis que apoiamos e os clientes da instituição carenciados oferecendo um Natal com mais sentido, pelo que, os espetadores para além do pagamento do bilhete num valor simbólico de três euros (a instituição arrecadou cerca de mil e oitocentos euros), foram, igualmente, convidados a contribuir com um bem alimentar e em que se recolheu cerca de quatro centenas de alimentos.
Para que a mesma fosse um êxito angariou-se apoios e patrocinadores que adquiriram antecipadamente os mais de seiscentos bilhetes de ingresso e que os distribuíram pelos seus clientes e amigos.
Foi muito o comércio local vila-franquense que se juntou à iniciativa, designadamente a da empresa “Tágides Saúde & Bem Estar” da Doutora Ilkenia Tavares, que à sua parte adquiriu duzentos bilhetes.
Todos os intervenientes atuaram graciosamente: o apresentador, o conhecido jornalista João Pedro Martins, o Grupo Coral Stravaganzza, o Coro do Ateneu Artístico Vilafranquense e os fadistas, Margarida Arcanjo, Amália Rodrigues, Luísa Copa Pinto, Inês Peres, Mara Dulce, João Grilo, António Santos e Rodrigo Figueiras e um convidado desprevenido, Mário Calado, presidente da Junta de Freguesia Vila-franquense, para além de que, a sala do espetáculo foi, também, uma oferta do Ateneu Artístico Vilafranquense em parceria com a Câmara Municipal Vila-franquense.
Entre 2014 e 2015 - FUNDO EUROPEU DE AUXÍLIO AOS CARENCIADOS (FEAC)
Continuador do PCAAC, nos dois anos de existência do Projeto da União Europeia e do Instituto da Segurança Social, a instituição distribuiu 10 toneladas de alimentos a 151 famílias (490 pessoas), num aumentou consideravelmente do número de famílias a apoiar, passando de 40 em 2009, para 77 famílias, num acréscimo de mais de 92 por cento.
A instituição é ainda beneficiária, por abarcar utentes carenciados, que nos dois anos foram beneficiados 41 jovens.
No meio de uma crise a todos os níveis e de uma falta de sensibilidade social e humana dos nossos governantes, em que as famílias estão a passar por grandes e graves dificuldades, o que leva a que cada vez mais portugueses, e em particular centenas de milhares de idosos, crianças e jovens passem fome, o CAJIXIRA consciente da sua responsabilidade social aumentou consideravelmente o número de famílias carenciadas a amparar no âmbito do PCAAC e já neste ano do FEAC.
1995 a 2013 - PROGRAMA COMUNITÁRIO DE AJUDA ALIMENTAR A CARENCIADOS (PCAAC)
Em parceria com Instituto da Solidariedade e Segurança Social e a União Europeia promoveu o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC), que culminou a 31 de dezembro de 2013.
Em 18 anos de existência do PCAAC, distribuiu-se cerca de 190 toneladas de alimentos a 549 famílias e cerca de 2.210 pessoas.
A instituição foi ainda beneficiária, por abarcar utentes carenciados, que nestes anos foram cerca de 309 jovens beneficiados.
No PCAAC, a instituição movimentou dezenas de voluntários do Banco Local do Voluntariado da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, da Fundação EDP, famílias carenciadas, os jovens utentes, as funcionárias da instituição e os trabalhadores da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira destacados para o transporte, carregamento e descarregamento dos géneros alimentícios.
2009 a 2011 - APOIO A JOVENS DE FAMÍLIAS DESESTRUTURADAS
Durante três anos, a instituição manteve um Protocolo com o Agrupamento de Escolas Dr. Sousa Martins, Vila Franca de Xira, com o objetivo de receber gratuitamente alguns alunos da referida escola que apresentassem mais dificuldades, quer no estudo, quer de foro social ou psíquico, de forma a potencializar e a promover a integração dos alunos na comunidade.
Frequentaram durante a vigência do mesmo, 25 crianças, as quais se encontravam em situação de risco, provenientes de famílias desestruturadas e com graves dificuldades económicas.
2002 - CURSO DE LÍNGUA E CULTURA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS
Durante um ano promoveu um Curso de Língua e Cultura Portuguesa para Estrangeiro para estrangeiros residentes no Concelho de Vila Franca de Xira, em que participaram mais de 100 cidadãos estrangeiros oriundos de países da antiga europa de leste (Ucrânia, Rússia, Bulgária e Roménia).
2001 - FORMAÇÃO DO EURO
Num Projeto de Formação do Euro de parceria com o Centro Europeu do Consumidor a instituição realizou 38 ações sobre o Euro, que abarcou um universo de 600 formandos e que decorreram em IPSS e outras associações das freguesias de Vila Franca de Xira, Alhandra, São João dos Montes e Castanheira do Ribatejo.
2001 - PROMOVER COISAS SÉRIAS COM HUMOR
O humor pode ser uma forma privilegiada de difusão das mensagens.
Ciente desse fato, o Cajixira desenvolveu várias campanhas de sensibilização e informação sobre SIDA, recorrendo a imagens humorísticas.
A ideia de conceber, imprimir e distribuir os autocolantes assentou no fato da região estar diretamente ligada à festa brava dos toiros e à consciência de que, em situação de festas, os jovens assumem comportamentos de risco e chegou ao Brasil, numa análise retórica das Campanhas sobre HIV/AIDS no Brasil e em outros países (texto abaixo).
2000 e 2001 - “LINHA DE SOBREVIVÊNCIA”
CONTRA A DROGA E A PREVENÇÃO DA SIDA
O Cajixira integrou o Projeto da “Linha de Sobrevivência”, que privilegiava uma postura de ensinar a estudar, ensinar a resolver problemas e ensinar a “sobreviver” jovens em situação de risco.
Integrou o Projeto “À Margem” e posteriormente o Projeto “Mais à Margem” que se destinavam a abranger a população das duas Escolas Secundárias da Freguesia de Vila Franca de Xira, o que totalizava cerca de 2 500 jovens, incluía-se também 20 pais ou encarregados de educação e 20 técnicos, envolvidos igualmente na “Linha de Sobrevivência”, a qual foi inserida no Plano Concelhio de Intervenção na Área das Toxicodependências, em que a instituição foi um parceiro ativo desde o primeiro momento, partindo inclusivamente dos seus dirigentes a proposta deste projeto à Câmara Municipal de Vila Franca Xira.
Em linhas gerais, estes projetos desenvolveram atividades específicas junto dos grupos alvo: Ações de Formação dirigidas aos pais ou encarregados de educação, visando o desenvolvimento de competências de comunicação e de resolução de problemas no âmbito das práticas educativas parentais.
Ações de Formação dirigidas aos técnicos, visando a abordagem de questões relacionadas com o despiste de situações de risco, metodologias de formação de jovens, dinâmicas de grupo, tipologias de comportamento, competências pessoais e sociais, fatores de risco e fatores de proteção, redes de socialização, intervenção comunitária; incidência na necessidade de se proceder ao desenvolvimento de ações de prevenção e de se direcionar a atenção dos educadores para determinados aspetos das problemáticas juvenis que possam conduzir a situações de risco; sensibilização para a necessidade / conveniência de se trabalhar em parceria nesta área.
Ações de Formação dirigidas a adolescentes e jovens: “Linha de Sobrevivência", visando a aquisição e desenvolvimento de competências quotidianas para a vida.
Esta formação foi realizada ao longo do ano letivo e concluída com uma Semana de Campo na qual o jovem teve oportunidade de utilizar as competências adquiridas.
Ainda no âmbito do Projeto o Cajixira participou a convite da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no Dia Municipal da Luta Contra a Droga, elaborando uma proposta denominada “Dia da Pedra.
Também foi assinado o protocolo de cooperação estabelecido entre o Cajixira e o Juventude da Castanheira, no sentido de realizar-se iniciativas conjuntas.
Foi assinado protocolo semelhante com o Ateneu Artístico Vilafranquense do qual fez parte integrante o programa de Rádio “Ecos do Caji” em antena aos sábados e que tinha como objetivos a formação radiofónica para os que manifestassem maior aptidão e a passagem de uma mensagem ecológica e simultaneamente divulgar o Cajixira e as suas atividades.
2000 a 2005 - CARTÃO CAJI
O “Cartão Caji“ cuja filosofia seguiu a do Cartão Jovem, permitiu em parceria da instituição com o Comércio Local, incrementar um Projeto em que as crianças e jovens da instituição (e a toda a juventude em geral que aderiu) tivessem descontos em compras no comércio local.
Aderiram ao cartão nos seus seis anos de existência, cerca de 800 crianças e jovens, não só da freguesia de Vila Franca de Xira, mas também, de todo o Concelho e mais de 20 estabelecimentos comercias da cidade.
1994 e 1995 - PREFORMIS
O Programa PREFORMIS, programa da iniciativa da Comunidade Económica Europeia, tinha por objetivo proporcionar aos jovens desfavorecidos experiências no domínio profissional e o desenvolvimento dos aspetos cognitivo e afetivo dotando os adolescentes e jovens de instrumentos que lhes permitissem adequar a sua competência às necessidades verificadas na vida ativa profissional.
Participaram nos dois anos de existência do programa cerca de 300 jovens.
1994 - INESTÉTICA - TEATRO
O Projeto de teatro entre a instituição e a Inestética companhia teatral, fundada em 1991 por Alexandre Lyra Leite, resultou na recriação do ambiente de antes e pós 25 de abril de 1974.
Os jovens atores, em grande parte crianças e jovens da associação, vestiram a pele de pides e atormentaram as pessoas que conversavam nas ruas da cidade de Vila Franca de Xira. Distribuíram igualmente, cravos a quem participou nas comemorações.
1994 - ALTA-MENTE
Formação de agentes intervenientes em prevenção o Programa “Alta-Mente”, do qual a instituição participou, contribuiu para a formação de agentes intervenientes em prevenção e para o desenvolvimento dos pais e da comunidade no processo educativo dos jovens em situação de risco.
Foram realizadas ações de formação, aproveitando a experiência do Pais-a-Pais, que mobilizaram mais de 450 pais, professores, monitores desportivos e de tempos livres, técnicos de educação e de saúde, animadores e outros potenciais agentes de prevenção com responsabilidade no processo educativo dos jovens.
Igualmente, debates e colóquios que puseram “em crise” a população em geral e os agentes participativos na temática em particular e que mobilizou a população para uma discussão e uma reflexão séria sobre a problemática dos jovens em risco e que conduziu à elaboração de um plano local - e posteriormente concelhio - de prevenção.
1994 - UNIVA
Promoveu o Projeto UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Ativa) que se efetuou em 29 Concelhos do País, dirigido para as esferas do emprego e da formação.
O projeto, de cunho pessoal, foi orientado para o apoio de mais de 250 pessoas, ao emprego e à qualificação de grupos sociais vulneráveis, com formações que passaram por modelos de emprego apoiado e de apoio ao conhecimento e integração.